(EF67LP17) - Analisar a partir do contexto de produção a forma de organização das cartas de solicitação e de reclamação (marcas linguísticas relacionadas à argumentação explicação ou relato de fatos).
7o ANO
(EF67LP38) Analisar em diferentes textos os efeitos de sentido decorrentes do uso de figuras de linguagem.
8o ANO
(EF69LP25) Posicionar-se de forma consistente e sustentada em uma discussão assembleia reuniões de colegiados da escola de agremiações e outras situações de apresentação de propostas e defesas de opiniões respeitando as opiniões contrárias e propostas alternativas e fundamentando seus posicionamentos no tempo de fala previsto valendo-se de sínteses e propostas claras e justificadas.
9o ANO
Orientações para Aprendizap
1a SÉRIE
(EM13LP07) Analisar em textos de diferentes gêneros marcas que expressam a posição do enunciador frente àquilo que é dito: uso de diferentes modalidades (epistêmica deôntica e apreciativa) e de diferentes recursos gramaticais que operam como modalizadores (verbos modais tempos e modos verbais expressões modais adjetivos locuções ou orações adjetivas advérbios locuções ou orações adverbiais entonação etc.) uso de estratégias de impessoalização (uso de terceira pessoa e de voz passiva etc.) com vistas ao incremento da compreensão e da criticidade e ao manejo adequado desses elementos nos textos produzidos considerando os contextos de produção
2a SÉRIE
Reconhecer os elementos constitutivos que caracterizam os gêneros romance comédia de costumes poema artigo de opinião e anúncio publicitário.