(EF06MA03) Solucionar e propor problemas que envolvam cálculos (mentais ou escritos exatos ou aproximados) com números naturais por meio de estratégias pessoais com compreensão dos processos neles envolvidos com e sem uso de calculadora.
7o ANO
(EF07MA24) Construir triângulos usando régua e compasso reconhecer a condição de existência do triângulo quanto à medida dos lados utilizar transferidor para medir os ângulos internos e verificar que a soma das medidas dos ângulos internos de um triângulo é 180°
8o ANO
(EF08MA16) Descrever por escrito e por meio de um fluxograma um algoritmo para a construção de um hexágono regular de qualquer área a partir da medida do ângulo central e da utilização de esquadros e compasso.
9o ANO
Orientações para Aprendizap
1a SÉRIE
(EM13MAT505) Resolver problemas sobre ladrilhamento do plano com ou sem apoio de aplicativos de geometria dinâmica para conjecturar a respeito dos tipos ou composição de polígonos que podem ser utilizados em ladrilhamento generalizando padrões observados.
2a SÉRIE
Saber construir o gráfico de funções trigonométricas como f(x) = asen(bx) + c a partir do gráfico de y = sen x compreendendo o significado das transformações associadas aos coeficientes a b e c
3a SÉRIE
(EF09MA16) Determinar o ponto médio de um segmento de reta e a distância entre dois pontos quaisquer dadas as coordenadas desses pontos no plano cartesiano sem o uso de fórmulas e utilizar esse conhecimento para calcular por exemplo medidas de perímetros e áreas de figuras planas construídas no plano.