(EF05MA17) Reconhecer nomear e comparar polígonos considerando lados vértices e ângulos e desenhá-los utilizando material de desenho ou tecnologias digitais.
7o ANO
(EF07MA24) Construir triângulos usando régua e compasso reconhecer a condição de existência do triângulo quanto à medida dos lados utilizar transferidor para medir os ângulos internos e verificar que a soma das medidas dos ângulos internos de um triângulo é 180°
8o ANO
(EF08MA15) Construir utilizando instrumentos de desenho ou softwares de geometria dinâmica mediatriz bissetriz ângulos de 90° 60° 45° e 30° e polígonos regulares.
9o ANO
Orientações para Aprendizap
1a SÉRIE
(EM13MAT505) Resolver problemas sobre ladrilhamento do plano com ou sem apoio de aplicativos de geometria dinâmica para conjecturar a respeito dos tipos ou composição de polígonos que podem ser utilizados em ladrilhamento generalizando padrões observados.
2a SÉRIE
Saber construir o gráfico de funções trigonométricas como f(x) = asen(bx) + c a partir do gráfico de y = sen x compreendendo o significado das transformações associadas aos coeficientes a b e c
3a SÉRIE
(EF09MA11) Resolver problemas por meio do estabelecimento de relações entre arcos ângulos centrais e ângulos inscritos na circunferência fazendo uso inclusive de softwares de geometria dinâmica.